segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Peça interativa no palco do Teatro Pyguá

O grupo teatral Djambalau se apresenta neste sábado, 5 de agosto, no Teatro Pyguá, do Centro Cultural Martim Cererê, Em Goiânia, com o espetáculo “O Dia em que Explodiu o Mabata-bata”. A montagem será encenada às 19 horas, com ingressos no valor de R$ 20, que podem ser adquiridos na bilheteria do local.

A peça é fruto da pesquisa em literaturas africanas do professor e pesquisador Gustavo Brito. O estudo tem o objetivo de facilitar o acesso às literaturas produzidas no continente. A adaptação do conto homônimo do escritor moçambicano, Mia Couto, foi realizada pelo dramaturgo Jonatas Tavares.

O espetáculo retrata a zona rural de Moçambique, em meados da década de 70, situado no contexto da pós-independência e da guerra civil. A montagem tem uma proposta intimista que leva o público a ter acesso ao palco onde ocorre a encenação.

No espaço cênico, alguns personagens já estarão presentes, como: Ndlati (ave misteriosa), avó Carolina e tio Raúl (familiares de Azarias, personagem central do conto) e Valoyi (personagem místico que vive entre o mundo material e o espiritual). As cadeiras serão estrategicamente distribuídas para que as pessoas presenciem com muita proximidade todas as ações desenvolvidas, sendo parte integrante na totalidade da representação.

O autor do texto, Mia Couto, inspira sua obra no que é transmitido pela oralidade do povo local, seus contos, saberes, conflitos e mitos. É assim que o escritor revela como o povo de Moçambique mantém suas forças perante as hostilidades do cotidiano: com o suporte do mítico. É exatamente desta forma que Azarias, o protagonista, colore o trágico com os olhos de uma criança.

Serviço
Espetáculo “O Dia em que Explodiu o Mabata-bata”
Data: Sábado (5/8)
Horário: 19h
Local: Teatro Pyguá – Centro Cultural Martim Cererê
Ingressos: R$20 (bilheteria do local)

Fotos: Ole Jorgensen

Com: Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta