quinta-feira, 25 de abril de 2024

Perfumaria-santuário completa 800 anos

 

O número 16 da Via della Scala, em Florença, uma belíssima construção nos chama a explorá-la, ao mesmo tempo em que exala perfume delicado – cheiro de tradição e história. É o endereço da Officina Profumo – Farmaceutica di Santa Maria Novella, que completou 800 anos. O começo de tudo foi o jardim dos frades dominicanos que fundaram o convento de Santa Maria Novella. Havia flores perfumadas e ervas medicinais.

 

Muitos séculos depois, claro, se tornaram craques no ofício de transformar as plantinhas em fragrâncias, cosméticos e remédios. Eis que, em 1332, um comerciante que andava por ali mascateando, passou mal e foi tratado com os elixires dos frades. Ficou tão novo em folha que, em sinal de gratidão, resolveu financiar a construção da Capela de San Niccolò, hoje o grande salão de vendas do icônico endereço fiorentino. Sobra imponência por ali. A abóbada gótica tem afrescos de Paolino Sarti, representando os quatro continentes. Os móveis de madeira são do século XIV, como o longo balcão onde ficavam os candeeiros de bronze, representando figuras femininas. Duas estátuas de madeira, lá até hoje, são uma alusão à vida saudável.

 

Água da rainha – Poderosa que era, apesar de muito jovem, Caterina de Medici deixou Florença para se casar com o futuro rei da França. Além de pajens, guardas e damas de sua comitiva, ela também pediu um perfumista. Seu nome era Renato Bianco, que em Paris era conhecido como René le Florentin. Resultado: a antiga intuição dos fabricantes de essências de Florença, tornou-se a nobre arte do perfume e se espalhou pelo mundo. A Acqua di Santa Maria Novella, ou Acqua della Regina (a Água da Rainha), é a fragrância mais antiga da Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella. Encomenda de Caterina para o casamento que a coroaria Rainha da França.

 

O perfume é tão festejado, que para 800º aniversário do suntuoso espaço foi criada a Firenze 1221 Edition, com toque cítrico e buquê fresco. Mas todas as linhas de fragrâncias, sabonetes, produtos para o bem-estar são de arrepiar. Até a disposição de cada item, nos balcões antigos ou nas prateleiras seculares, é pensada para encantar o visitante que, se não tiver euro para comprar algo, pode pedir uma gota do tester atrás da orelha ou tomar um cafezinho na muito charmosa cafeteria. Guarde espaço no celular para muitos cliques desta, que é considerada a perfumaria mais antiga do mundo.

Avatar

Este post foi escrito por: Anna Paula Guerra

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta