sábado, 18 de maio de 2024

Pitágoras fora do contexto

O Centro Cultural Octo Marques inaugura nesta quinta-feira (15/12), às 19 horas, a exposição “Out of context”, do artista plástico Pitágoras Lopes. A mostra fica aberta para visitação pública até 16 de fevereiro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com entrada gratuita.

A exposição reúne um conjunto de mais de 100 trabalhos da mais recente produção de Pitágoras. São obras de pinturas, desenhos, intervenções e objetos, trabalhos em que Pitágoras lida com as grandes questões da condição humana contemporânea; a solidão, a frustração, a exaustão, a (des)ilusão, a angústia, o cansaço ou as cidades (in)habitáveis. A seleção de obras e expografia foi feita por Cleandro Jorge e pelo professor de História da Arte e Estética da Universidade Federal de Goiás (UFG), Paulo Duarte-Feitosa.

Expressionista, o artista, que é referenciado por seu exagero e intensidade, criou, por meio de suas obras, um universo excepcional, único, originário, como poucos mestres conseguem fazer, no qual realidade e ficção se misturam. Seu olhar para o mundo revela uma beleza estranha, mágica, excêntrica e bizarra, numa pintura, muitas vezes, carregada de corporalidade visceral.

Na mostra, os apreciadores da arte poderão conferir telas em que brotam um repertório de seres peculiares, em que o lúdico e o cômico de seus animais e sujeitos noturnos, aves, insetos, répteis, robôs, astronautas e extraterrestres se encontram em trágicas, futuristas e distópicas cidades suburbanas. Elementos de construções desordenadas, encanações lúgubres, tecnologias ou mesmo espaços mutáveis também estão presentes em suas criações.

Em toda a sua obra, imagens que são ora teatrais, ora cinematográficas, há um contraste pendular entre o animado e o inanimado. Fauna e flora se misturam, convivem, ecoam e saltam de uma tela a outra e, incessantemente, interpelam o espectador. Um verdadeiro convite ao imaginário do artista.

O artista
Pitágoras Lopes Gonçalves nasceu em Goiânia onde vive e trabalha. É tido como um dos mais importantes artistas contemporâneos brasileiros. Possui obras nos acervos de várias salas de exposições do País, como nos museus de arte Moderna de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Goiás, Santa Catarina, Bahia, e  nos centros culturais de São Paulo e da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ao longo de sua trajetória, teve em seu trabalho objeto de estudos e publicações de importantes críticos de arte brasileiros. Também integrou cerca de 30 grandes mostras coletivas e 22 mostras individuais no Brasil e no Exterior.

 

Foto: LeoIran/Secult Goiás
Com: Secult

Serviço:
Abertura da exposição “Out ofcontext”, do artista plástico Pitágoras
Data: Quinta-feira (15/12), às 19h
Visitação: Até 16/02/2023, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h
Local: Centro Cultural Octo Marques – Edifício Parthenon Center, Rua 4 (entrada Rua 7), nº 515, Centro.
Entrada gratuita

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta