sábado, 18 de maio de 2024

Precisamos falar sobre o setor de planejamento

 

Marcio Fernandes  – Eis a questão de um milhão de dólares! O que é planejamento? Planejamento é tudo! A própria evolução da nossa conversa de ontem! É a preparação para que as coisas se enquadrem positivamente conforme o esperado! Planejamento é a antecipação da felicidade! Planejamento é a certeza de que a roubada não será surpreendente! Ela estará dentro das tuas expectativas e vai acontecer conforme o desenho que você fez para realizá-la!

 

Nunca contrarie o planejamento! Se a previsão do tempo é de chuva, saia para a rua com casaco impermeável! Se você tem certeza de que o restaurante chinês é porco e desqualificado, não coma frango xadrez com arroz sete delícias!

 

Subverti este mandamento básico ao chegar em Madrid! Estava morrendo de fome e me esqueci que tinha misto frio e banana na mochila. Resumo da ópera: indigestão e desconforto intestinal! Tenho mais de um quarto de século de conhecimento da cidade, manjo lugares interessantíssimos, mas a teimosia e a perseguição atávica ao erro me dominam. Só não foi pior em razão de ter exigido 1,80 euro de troco que a chinesa mala quis me dar uma volta com cara paisagem!

 

 

Aliás, troco é algo fundamental no manejo de coisas triviais em viagem pela Europa. Trate o euro com respeito e carinho! Jamais, jamais, jamais embole esta moeda preciosa no bolso dianteiro da calça. Aquela situação em que o dinheiro em papel assimila teu suor e vira um ser gosmento com cara de nota de 5 reais de rodoviária.

 

É euro, amigo! Qualquer nota de dez dá para você comer 500 gramas em restaurante a quilo no Brasil e descolar um troco. Você não está em Buenos Aires se esbaldando com câmbio favorável, parrilla e vinho Malbec. Câmbio na Europa é tua penitência. É tua peregrinação diária pela conferência da política monetária do Banco Central. Quero acolher a oportunidade e enviar positivo expressivo para o Dr. Roberto Campos Neto, presidente do BC! Tá trabalhando bem! Vamos planejar juntos um câmbio flutuante para baixo. É a negatividade positiva. Preciso me mudar para Europa e o ideal seria o euro a 3,89.

 

 

É questão da gente sentar e trabalhar o material! Só não vou a Brasília! Não gosto de Brasília! Tenho medo de um deputado federal bater minha carteira! Podemos combinar uma cúpula de alto nível em Itapirapuã, Goiás. Espetáculo de cidade! Terra do artista plástico Dacruz!

 

Madrid é sensacional! Abriga três pinacotecas maravilhosas.  Melhor delas e com menos turista é o museu Thyssen-Bornemizsa! A capital da Espanha tem ambiente cosmopolita. Restaurantes do mundo inteiro, especialmente do Principado das Astúrias. Deveria ter nascido lá! A Espanha soube aproveitar as oportunidades do ingresso na União Europeia e alcançar o primeiro-mundo. Construiu infraestrutura fantástica. Aqui se respira liberdade e tudo extraordinariamente funciona em espanhol, ao contrário de Bolívia, Venezuela, El Salvador e Miami. Aqui tem democracia e vagabundo não se cria. A Guarda Civil chega junto de gente desqualificada nas ruas!

 

 

Estou instalado em Malasaña, bairro mais descolado de Madrid. Nestas ruas, na Década de 1970, ocorreu a Movida Madrileña, movimento cultural que subverteu a Ditadura de Franco. O albergue é a última palavra em hospedagem na Europa. A cama é em cápsula. Você entra dentro da coisa e se sente nas galáxias. Individualidade total e todos os recursos de luz, conforto e segurança como se estivesse em nave espacial. Já conhecia esta sistemática de passada por Utrecht, Holanda. Dormi na lua, visitei Marte, mandei positivo para várias constelações em sono profundo! Só elogios!

 

 

Sem nenhuma modéstia, conheço Madrid. Sei onde comer a melhor trufa de chocolate da cidade. Posso indicar os melhores mercados para almoço quali-quanti a baixo custo. Os grandes roteiros para viajar na onda da cidade de bicicleta. Sei onde comprar cartazes antigos e posso indicar livrarias de vanguarda. Posso passar orientação sobre lugares não recomendados onde há drogados e raparigas da Ucrânia chefiadas pela máfia russa. Conheço sensacionais biroscas de generosas tapas e som ao vivo de rock da melhor qualidade.

 

 

Minha vida é um misto de pureza e esbórnia. De organização e baderna. De contentamento e decepção. Acordei de manhã com leve dor de cabeça imotivada. Fui atrás de analgésico. Normalmente não leio embalagens! Resultado, imaginei ter sido punido pela negligência. Comprei um certo Difenatil, mas era o próprio Paracetamol. Atenção pessoal da indústria farmacêutica Normom. Não se muda nome de medicamento. Paracetamol é paracetamol!

 

Agora mesmo estava aqui escrevendo sossegado e me aparecem no albergue uns americanos tipo Zé Ruela com sacos de comida do McDonald’s! Iria vomitar de antipatia, mas consultei Dona Carlota e ela me mandou em inglês britânico: Let it be! Vou alugar bicicleta e voar nas paisagens da realeza espanhola em Campo del Moro! Mereço!

 

Agora vamos acudir o pessoal com o positivo! Aquele positivo que altera tudo na vida das pessoas!

O primeiro positivo vai para a Eliene! Por favor, querida, não perca o voo para Kutaisi! Estou te esperando na Geórgia!

 

Preciso mandar um positivo para Ynaê, grande vereadora de Pirenópolis!  Você faz bem à saúde histórica da cidade ao não dar sossego para políticos vagabundos!

 

Vou mandar um positivo para Paulo de Bauru! Meu irmão compostelano! Você mora no meu coração! Me convide! Irei te visitar e tomar chopp grande!

 

Fernandinho Rassi, estou morrendo de saudades de você. Aqui vai positivo pela tua capacidade única de identificar a idade das mulheres pelas rugas no cotovelo!

 

Mandar positivo para Tânia, minha primeira namorada e dedicada professora. Te amo de alguma maneira sempre!

 

Fernández em Madrid é mato e não dá para individualizar o pessoal. Então, o positivo vai para toda esta família sensacional que, por conta de Cristóvão Colombo, hoje está muito bem instalada na América Latina!

 

 

Texto e fotografia: Marcio Fernandes

 

Por sugestão do General Torres de Aranda, a música de hoje é The Battle do sinfônico álbum The Journey To The Centre Of The Earth de Rick Wakeman!

 

Avatar

Este post foi escrito por: Marcio Fernandes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

7 comentários em "Precisamos falar sobre o setor de planejamento"

Deixe uma resposta