segunda-feira, 17 de junho de 2024

Prepare a sua mochila!

Goiás vai sediar o 1º Congresso Brasileiro de Trilhas, realizado pelo Governo de Goiás e pela Rede Brasileira de Trilhas, entre os dias 25 e 29 de maio de 2022, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia – GO. O evento é uma oportunidade para integração e capacitação dos atores envolvidos na implementação das trilhas de longo curso no território nacional, troca de experiências, bem como para apresentação da Rede Brasileira de Trilhas para futuros parceiros.

As trilhas conectam paisagens, funcionam como ferramenta de conservação ambiental e oportunizam aos municípios envolvidos a transformação do turismo local, levando oportunidades de desenvolvimento econômico e social. Desta maneira, o evento contará com a presença de membros de diversos segmentos e de gestores de trilhas em países da América do Norte, Central e do Sul, proporcionando uma rica troca de conhecimentos. Na ocasião, sob a liderança da World Trails Network, serão discutidas as bases para uma Rede Pan Americana de Trilhas.

O 1 Congresso Brasileiro de Trilhas em Goiânia é ferramenta estruturante para a integração e capacitação dos atores envolvidos na implementação das Trilhas de Longo Curso no território nacional.

 

Participantes

 

O evento é indicado para gestores públicos e privados com atuação nas áreas de turismo, meio ambiente, lazer, recreação e cultura; gestores de unidades de conservação; voluntários da Rede Brasileira de Trilhas; operadores turísticos; responsáveis por Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs); empresários dos setores de equipamento, vestuário e esportivos; consumidores finais das trilhas, entre outros.

É destinado, também, a organizações e movimentos sociais que atuam na preservação e conservação ambiental, bem como em iniciativas de turismo de base comunitária, além de profissionais ligados às instituições de ensino e pesquisa.

 

O 1º Congresso Brasileiro de Trilhas contará com palestras, minicursos, oficinas técnicas para gestores e voluntários, fóruns para acordos institucionais e visitas técnicas em trilhas de Goiás. Serão 05 (cinco) dias de atividades simultâneas à Feira de Negócios, com parceiros dos setores público e privado.

Durante o evento haverá apresentação de casos de sucesso, com ênfase nos pilares fundamentais para o desenvolvimento e estruturação das Trilhas de Longo Curso: Governança; Sinalização Padronizada e Manejo; Capacitação e Normas de Segurança; Empreendedorismo / Serviços de Apoio ao Turismo; e Marketing e Posicionamento de Mercado.

 

Programação Geral:

25/05/22 – Abertura.
26 a 28/05/22 – Congresso e feira.
29/05/22 – Visitas técnicas e oficinas de sinalização e manejo em campo.

 

X-Trilhas é a primeira feira exclusivamente voltada para o segmento de trilhas no Brasil. O evento, que vai acontecer junto ao 1º Congresso Brasileiro de Trilhas, vai apresentar as novidades do setor de turismo outdoor com a presença de entidades de governança, gestores e empresas que atuam no segmento de aventura, esportes e experiências ao ar livre, com opções diversas em todas as regiões do país. É uma excelente oportunidade para se conhecer melhor sobre os destinos, percursos e opções de aventuras pelas melhores trilhas do Brasil e do mundo.

A Rede Brasileira de Trilhas é uma associação voluntária, sem fins lucrativos, que, em cooperação com entes governamentais das esferas federal, estaduais e municipais, implementa trilhas no Brasil. Hoje as trilhas da Rede somam mais de cinco mil quilômetros em 26 estados e no Distrito Federal. Tem por objetivo de longo prazo ligar todas as unidades de conservação e outras áreas protegidas e relevantes para a conservação no Brasil por meio de trilhas que estejam dentro de corredores vegetados, que também sirvam como conectores de paisagem.

 

Photo by Caio Arbulu on Unsplash

Com: Goiás Turismo

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta