sábado, 18 de maio de 2024

Reflexão sobre a ocupação das cidades

 

A Vila Cultural Cora Coralina em Goiânia, Brasil, abre a Sala Antônio Poteiro nesta quinta-feira, a partir das 19 horas, para a mostra “Dos Últimos 3 anos”, do artista Zé César. São 63 gravuras e 24 trabalhos tridimensionais que fazem uma reflexão sobre a cidade e como ela é ocupada. “O conceito do meu trabalho é a cidade e toda a problemática que ela envolve, como o acúmulo de edifícios, a falta de espaço e a poluição visual. E tudo isso acaba acarretando na falta de um ordenamento e, assim, ela vai crescendo sem um direcionamento”, explicou o artista.

 

As gravuras, feitas em técnicas de litografia a seco, gravura em metal, serigrafia e matrizes de plástico e tetra pak trazem elementos encontrados nas artes de rua, como o picho. De acordo com Zé César, seus trabalhos tem frases soltas em função das pichações e no visual urbanos que encontramos nos grandes centros.

 

Já as esculturas foram feitas em papelão, com estilete de pequenas e grandes dimensões. “Meu trabalho com o papelão veio da gravura, afinal eu já usava diversos processos tradicionais como xilogravura, gravura em metal, litografia, serigrafia e outros com colagem e recortando materiais. Dessa forma, trabalhei com outros suportes não convencionais como plástico e acabei chegando no papelão, que usava como matriz para imprimir depois da gravura”, esclareceu o artista.

 

Sobre o artista

 

Zé César é graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutor em Artes pela Universidad Complutense de Madrid e professor de gravura na Faculdade de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes e Cultura Visual da UFG.

 

Já realizou exposições individuais em Goiânia, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Espanha, Austrália, Cuba, entre outros. Além disso, já publicou diversos livros, entre eles, Manual de Litografia Sobre Pedra, Ed. UFG, 2000; A Gravura em Matrizes de Plástico, Ed. UFG, 2004; Metrópolis, (Livro de Artista), Ed. UFG, 2008, De Gravuras e Cidades, Ed.UFG, 2010 e Capoeira é luta nossa, Ed. América, 2010.

 

Serviço:

Evento: Abertura da exposição “Dos Últimos 3 anos”
Horário de Visitação: Segunda a sexta, das 09h às 17h. Aberta excepcionalmente nos dias 11 e 12 de junho, das 11h e 19h, durante a Feira e-cêntrica
Local: Sala Antônio Poteiro, Vila Cultural Cora Coralina
Endereço: Rua 23 esquina com a Rua 3, quadra 67, Setor Central. Goiânia – GO
Entrada Gratuita

Secretaria de Estado de Cultura (Secult) – Governo de Goiás

Legenda: “Dos Últimos 3 anos” traz uma reflexão sobre a cidade e como ela é ocupada

Imagem: Secult GO

 

 

Com Comunicação Setorial da Secult

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

2 comentários em "Reflexão sobre a ocupação das cidades"

Deixe uma resposta