sábado, 18 de maio de 2024

Registros apurados da cena vilaboense

 

O Palácio Conde dos Arcos, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) na cidade de Goiás, inaugura a exposição fotográfica ‘Cidinha Coutinho Reencontro’, nesta sexta-feira (10/02), às 19h30. O público terá acesso a 50 fotos impressas em Fine Art. A mostra fica em cartaz até o dia 23. Entrada gratuita.

 

‘Cidinha Coutinho Reencontro’ reúne fotos da cidade de Goiás feitas em 2022 e 2023. “Os registros retratam o que encontrei aqui após tantos anos residindo fora, porém com muitas vindas à cidade [de Goiás], onde residiam meus pais, hoje já falecidos”, conta a fotógrafa,  natural da antiga Vila Boa, mas que se mudou do município em 1973 para estudar e seguir carreira. Maria Aparecida Coutinho voltou a morar na cidade de Goiás em 2022. É de sua autoria a última fotografia da poetisa Cora Coralina, tirada em 8 de abril de 1985, dois dias antes de seu falecimento.

 

 

Em Goiânia, Cidinha foi fotógrafa freelancer dos principais jornais locais, como O Popular, Folha de Goyaz, Diário da Manhã e Opção. É professora aposentada de língua inglesa da rede estadual de ensino. É formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira.

 

Sua primeira exposição individual de fotografia aconteceu no II Encontro de Artes Cidade de Goiás, em 1981 – ano em que também obteve o 1º lugar no concurso “Espaço habitado ontem, hoje e sempre”, do Instituto dos Arquitetos do Brasil. Participou de vários concursos, salões nacionais e internacionais, nos quais conquistou duas medalhas de bronze, uma de prata e menções honrosas. “Participei, com uma foto, do evento “luci e colori di terre lontane”, na Sicília-Itália, em 2006”, conta. Na ocasião, sua foto foi selecionada para compor o cartaz do evento.

 

 

Em 2001, contribuiu com cinco fotos para o “Dossiê Goiás”, que conquistou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, declarado pela UNESCO.

 

É membro do Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (Icebe) e do Confrario Internacional de Letras e Artes (Cila).

 

Serviço:

Exposição ‘Cidinha Coutinho Reencontro’

Abertura: 10/02/2023 às 19h30

Período de visitação: até 23 de fevereiro

Entrada gratuita

 

 

Com Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta