domingo, 8 de dezembro de 2024

Reinação de João Colagem em arte digital

Projeto de audiovisual, diferente de tudo o que já se viu, foi idealizado pelo maestro Miro Rodrigues e pela professora e artista plástica Fernanda Porto, que convidaram o artista plástico João Colagem para a criação e roteiro de uma obra de arte digital. Assim nasceu a videoarte Maria Maria, com participação do Coral Ciranda das Pequenas Vozes, que canta e dança uma ciranda em homenagem a todas as Marias. A peça, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, foi lançada hoje em ação conjunta da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Superintendência do Desporto Educacional, Arte e Educação, por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.

A obra é composta por animação e vídeo do graphic designer Demétrio Perosi. A videoarte sintetiza as mulheres fortalecidas e em união, a fim de derrubarem o preconceito e, dessa forma, construírem novas perspectivas para o futuro. É uma homenagem a todas as mulheres que lutam diariamente pela conquista de suas posições de fato e direito na sociedade.

As ferramentas midiáticas trouxeram novas possibilidades didático-pedagógicas aos estudantes do coral, como aulas virtuais, gravações caseiras de áudio e vídeo da música Maria Maria. As orientações ficaram por conta dos professores de canto Miro Rodrigues e Cristiane Flores, e das professoras de expressão cênica Onira Tancrede (teatro) e Maria Cristina Barros (Dança).  Os áudios dos estudantes foram editados no estúdio do produtor musical Kim Christopher.

João Colagem – Artista visual brasileiro especializado na arte de colar, é referência da técnica no Brasil e na Europa. Morou durante 20 anos na Holanda, onde aprimorou seu trabalho artístico através de múltiplas exposições, publicações, docência e organização de grandes eventos relacionados com a colagem. Fundador na Europa do movimento internacional da “Colagem Coletiva”, sua obra forma parte do acervo de diversos museus e coleções privadas distribuídas pelo mundo. Desde o ano de 2016 é Diretor Artístico da @universidadedopapel no Brasil e @universidadedopapelchile, tendo ministrado workshops em cidades de ambos os países.

Demétrio Perosi Mota – Graduando em design gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, no momento voltado para a área de motion design, edição de vídeo e criações audiovisuais. Desenvolve sua carreira, percepção criativa e de mercado desde o primeiro semestre de graduação em estágios na Universidade do Papel, MdCodes Institute e em freelances para diversos clientes. Apaixonado por aventura e desafios, paraquedista por hobby e futuramente profissional.

Coral Ciranda das Pequenas Vozes – Fundado em 1988 pelo maestro Miro Rodrigues, é, seguramente, o maior projeto de formação de coristas infanto-juvenis do Estado de Goiás. Com composto por crianças com idade entre nove e doze anos, tem suas ações baseadas no conceito de artes integradas. O canto-coral infanto-juvenil, promove, através de inúmeras possibilidades de trabalho interpretativo e criativo, prática educativa que desperte nas crianças o gosto pela arte e o desenvolvimento de habilidades cognitivas que estimulem a disciplina, a concentração e o senso coletivo para a prática da cidadania plena.

Canal do Coral: https://www.youtube.com/channel/UCCL9npW57tFrR-yn2tigptQ

Ilustração da vídeoarte de João Colagem.

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

1 comentários em "Reinação de João Colagem em arte digital"

Deixe uma resposta