segunda-feira, 17 de junho de 2024

Revitalização de igrejas seculares em Goiás

 

Há em Goiás preciosidades arquitetônicas pouco conhecidas. Uma delas é a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada em um outeiro às margens da rodovia GO-070, no Povoado de Areias, a poucos quilômetros da cidade de Goiás, de onde pode ser apreciado pôr-do-sol de tirar o fôlego. Construída em 1910, tem escadaria feita com pedras típicas da região. O templo também chama a atenção por apresentar as mesmas proporções que a planta da Igreja de Santa Maria do Castelo de Estremoz, na região do Alentejo, em Portugal, concluída em 1562. Ainda não se sabe, por falta de documentação, qual o motivo da semelhança.

 

A bela construção integra o projeto “Fé, Religiosidade e Devoção”, da Secult Goiás, que prevê investimento de mais de R$ 18,5 milhões e contemplam nove templos goianos tombados ou em processo de tombamento como patrimônio material do Estado, como a igrejinha de Areias, que está sendo restaurada.

 

A igreja de Estremoz, em Portugal

 

Os 24 templos religiosos foram selecionados conforme os critérios de excepcionalidade, de degradação física, estrutural e/ou arquitetônica e também pela ordem de entrada de pedidos de restauro na Secult.

 

Dentre os serviços previstos para a Igreja Nossa Senhora Aparecida estão: revisão, detalhamento, levantamento cadastral e mapeamento de danos; reparos nos pisos, e paredes; sistema elétrico e de cabeamento estruturado e hidrossanitário; revisão da cobertura, sistema de drenagem pluvial e de revestimentos externos e internos; revisão e complementação de pisos internos; pinturas internas e externas; implantação de rede elétrica nova em baixa tensão; implantação de rede de cabeamento estruturado nova; calçamento externo; limpeza final e desmobilização; produção e instalação de tapume.

 

Foto/fonte: Secult Goiás

 

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta