quinta-feira, 18 de julho de 2024

São Tiago, muito obrigado por alcançar Compostela

 

Marcio Fernandes  Foram dez dias de caminhada feitas por ti. Agora, na Praça do Obradoiro, em frente à Catedral de Santiago de Compostela, não sei exatamente onde estou.
Sei que preciso chorar com o Paul. Sei que preciso dizer à Heloísa como ela é preciosa. Tenho de agradecer à Molly nossos sorrisos, idiossincrasias e vinhos.

Tenho de olhar os outros peregrinos certo de que para toda essa gente, de agora em diante, nada será como antes. Em Compostela nada termina nem passa!

Embora seja o lugar de chegada, após longa caminhada de 240 quilômetros desde Oporto, na verdade aqui tudo começa. Não passa porque o Caminho fica em ti para resto da vida e para o resto da vida você vai querer voltar a Compostela.

 

 

Tenho de dizer ao Apóstolo Maior que todo sofrimento da longa jornada foi um prêmio, pois te encontrar é uma conquista. Não importa qualquer tipo de dor que houve. Santiago é a purificação das mágoas e a consagração de quem fez o Caminho para merecer teu campo de estrelas feito de mistério e misericórdia.

 

São Tiago, esta é a quarta vez que ando ao teu encontro. Você me socorreu tanto que não preciso mais fazer a Primeira Comunhão! O Senhor já fez isto por mim quando eu ignorava a tua existência e mal conseguia andar.
Lembra das minhas dores que tive por alguma falta de amor? Lembra das maldades que fiz sem nenhum pudor? Essa parte de coração partido acabou, pois eu passei de descrente a devoto do Senhor!

 

Eu insisto que é magico caminhar até o campo de estrelas que o senhor me dedicou. Eu te sinto perto de mim e vou agora seguir meio sem rumo certo da tua proteção sem importar o que me espera.

 

Caminhar a Santiago é tudo que eu sou e Compostela é onde sempre estarei de alguma forma plenamente abençoado por tua bondade.
Muita gente andou comigo nestes 10 dias desde Oporto, daí os positivos enviados cheios de saudade. Aliás, não poderia haver nome mais apropriado para um ponto de partida. Nem país mais marcante para chegada. A Espanha para mim é mais do que destino. É destinação!

 

 

Ninguém sabe o que passei nesta longa caminhada de Sul a Norte nos solos pisados da Península Ibérica, minha terra originária e para a qual tenho futuro reservado.
Só as músicas ouvidas são testemunhas do sobe e desce montanha, das lágrimas derramadas, das grandes risadas. Paul, você tem todo direito de se divertir com minha cara, pois somos mesmo amigos para resto da vida. Heloísa, como você é carinhosa comigo! Molly, tivemos momentos inesquecíveis e agora formamos uma irmandade.

 

Eu havia reservado algo de Garcia Lorca para o fim. E agora aqui está: “Eu pronuncio teu nome
nas noites escuras, quando vêm os astros beber na lua e dormem nas ramagens das frondes ocultas.”

 

O positivo de hoje é inteiramente para Flávia Coelho, bem como minha credencial cheia de lindos carimbos e todas es estrelas que recebi de Santiago. Mas tem de fazer uma galinha d’Angola antes que eu vá embora!

 

Marcio Fernandes é jornalista

Fotos: Marcio Fernandes

 

A musica de hoje é Let Sunshine In, retirada de Hair, filme que me fez ser o hippie que sempre serei!

Avatar

Este post foi escrito por: Marcio Fernandes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

12 comentários em "São Tiago, muito obrigado por alcançar Compostela"

  • Avatar Marisa disse:

    Gratidão por compartilhar tão linda e emocionante jornada!!!

    Abraços fraternos!!!!!!!!

  • Avatar Luís Alberto Pereira disse:

    Caminho de Santiago

    Acabei de fazer o Caminho de Santiago. Não presencialmente, mas pelas crônicas diárias do jornalista e amigo da época de Secretaria da Fazenda, hoje secretaria de economia, jornalista Márcio Fernandes. O Márcio tem uma maneira de escrever rara. Acho que gostei mais de sua forma de embalar as situações triviais com expressões e recursos estilísticos de modo a torná-las interessantes que do próprio caminho.

    Talvez um dia eu faça esse percurso, talvez não, já considerei isso algumas vezes. Independente do sentido místico, move-me mais o instinto cartesiano de cumprir metas e, de quebra, perder alguns dos quilos excedentes.

    Fazia muitos anos que não via o Márcio. Ele me procurou e foi muito bom o reencontro. Sempre gostei dele. Identifico-me muito com pessoas de inteligência aguçada e mente afiada e isso ele tem de sobra. Além disso, sou fã incondicional de textos e discursos bem escritos e falados. Sai lágrimas dos olhos quando ouço ou leio Churchill ou o discurso de Al Patino em Perfume de mulher. Na nossa posse, no longínquo 1984, foi ele quem fez o discurso da turma. Precoce o rapaz.

    Inspirado pelo Márcio resolvi escrever este pequeno trecho. Primeiro como agradecimento pelo envio das crônicas diários e pequenos diálogos intermitentes, segundo pelo positivo mandado e terceiro por me inspirar a escrever este texto, muito longe da qualidade dos seus, mas o máximo que a mediocridade de escritor frustrado me permitiu chegar.

    Grande abraço amigo e que São Tiago nos proteja!

    Luís Alberto (Luisinho)

    • Avatar MARCIO FERNANDES disse:

      Luisinho, muito obrigado! Difícil de responder palavras tão amáveis e tão bem escritas. Você é absolutamente brilhante! São 40 anos de amizade!

      • Avatar Luís Alberto Pereira disse:

        👊🤝releve o sai lágrimas (deveria ser saem) e o Patino (Pacino)! Mais defeitos não identifiquei…

  • Avatar Noemy Faria disse:

    Parabéns, Marcinho! Muito emocionante a sua narrativa. Participei intensamente desta caminhada. Que o Senhor nos abençoe ❤️

  • Avatar Juliana Ferreira e Santos disse:

    Márcio, que belíssima jornada, que experiência incrível! Foi uma honra acompanhar seus passos. Suas palavras nos encantaram, foram um bálsamo nessa vida tão distante do que realmente importa. Felicidades!

  • Avatar Heliane Moreira disse:

    Estou emocionada e sensível ao seu texto.
    Tocou profundamente meu ❤️, já te disse que vou me organizar pra fazer este caminho…
    Vc é especial em retratar tão bem esta peregrinação!!
    Parabénssssss 👏👏👏👏👏👏👏🙌🌹

  • Avatar Heliane Fernandes Moreira disse:

    Como não se emocionar com seu texto tão ilustrativo.
    Me vi viajando e sonhando em realizar esta peregrinação.
    Fiquei com olhos marejados pela sua história.
    Dias lindos e reflexivos vc enviou pra todos que tiverem o privilégio de te acompanhar através destas leituras diárias.
    Parabénssssss 👏👏👏👏👏👏👏

  • Avatar Gustavo Veiga disse:

    Marcinho, você me fez conhecer um pouco disso tudo aí, o lugar, a viagem e um pouco do modo que você vê as coisas.
    Muito obrigado pelo carinho e pelo seu textos maravilhosos.
    Aprendi, aprendo e aprenderei muito com você, sempre!!!
    Volte logo, os vinhos e os encontros nos esperam!

Deixe uma resposta