segunda-feira, 17 de junho de 2024

Selon e o provisório que se perpetua

 

Nas artes plásticas, o termo site specific é utilizado para uma obra criada num espaço determinado, sob medida para o ambiente que vai abrigá-la. Daí os elementos conversam entre si – a obra e o meio em que ela está inserida.  É uma tendência de produção contemporânea que se mistura ao ambiente e o transforma – que pode ser inclusive uma área urbana. Então, em Goiás temos um perito na modalidade. É o artista Santhiago Selon, que inaugura hoje, às 18 horas, na Sala Sebastião Barbosa da Vila Cultural Cora Coralina, a exposição “Provisório”.

 

Natural de Catalão, Santhiago Selon vive e trabalha em Goiânia e São Paulo. Seu cotidiano de criação tem o desenho e a pintura como objetos de investigação estética por meio do abstracionismo geométrico. A arquitetura e os espaços urbanos são os temas centrais de seus trabalhos.

 

Selon recolheu materiais recicláveis guardados na própria Vila Cultural Cora Coralina, como papelão e compensados, dentre outros, para montar o ambiente em que criou os murais exclusivamente para a mostra “Provisório”. “A gente tem esta instalação na parede e também terá no chão, que, juntamente com a pintura, vão criar um ambiente, pois tem toda aquela questão de ambientar o espaço”, explica o artista.

 

Coordenador da unidade, Gilmar Camilo, conta que há cerca de cinco anos Selon também desenvolveu um trabalho especificamente para o local em que estava expondo, no caso o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC). “Consistiu numa grande pintura nas escadarias do museu, que fica no Centro Cultural Oscar Niemeyer”. Gilmar se refere à exposição “Seis Vezes Simultânea”, considerada histórica para a arte plástica goiana contemporânea, “por ter projetado nacionalmente os seis artistas participantes”, complementa.

 

 

Vida e obra de Selon

 

Santhiago Selon tem desenvolvido murais de grandes dimensões e intervenções urbanas desde o início da carreira, nos anos 2000,  em São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Brasília, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina entre outros estados brasileiros.

 

Ao longo das duas últimas décadas, tem circulado sua produção de maneira diversificada. Desenvolve e executa projetos, participa de exposições individuais e coletivas em salões de arte, possui trabalhos em importantes coleções particulares e públicas, como o Museu de Arte Contemporânea de Goiás e Centro Cultural UFG.

 

Serviço:

 

Exposição: Provisório, do artista Selon

Abertura: 10 de maio das 18:00 às 20:00.

Período da mostra: Até 10 de junho de 2022.

Horário: Segunda a Sexta-Feira das 09:00 às 17:00.

Endereço: Vila Cultural Cora Coralina – Sala Sebastião Barbosa.

Rua 23 esquina com a rua 03, quadra 67, S/N. Setor Central (atrás do teatro Goiânia). Goiânia – Goiás.

Visitação guiada: Escolas Públicas e Privadas, Universidades e grupos específicos podem agendar visitas pelo telefone (62) 3201-9863 e/ou pelo email: vilacultural.coracoralina@goias.gov.br. Entrada Gratuita.

 

Fotos: Léo Iran

Com material Secult

 

 

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta