domingo, 21 de abril de 2024

Semana de Museus com entrada franca

 

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realiza, de hoje ao dia 21, uma programação especial dentro da 20ª Semana Nacional de Museus, com atividades gratuitas, nas unidades de Goiânia e também do interior.

Roda de conversa, mesa redonda, aula aberta, videocast e visita guiada estão no roteiro do Arquivo Histórico Estadual, dos museus da Imagem e do Som (MIS), Pedro Ludovico, Zoroastro Artiaga, e do Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás.

A 20ª Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, em parceria com as instituições museológicas de todo país.

Este ano, o tema da ação é: “O Poder dos Museus”, que referencia a importância de se reconhecer o poder dessas instituições. Se, por um lado, é possível falar no Poder dos Museus e seu caráter emancipador; por outro, é possível também reconhecer os Museus do Poder e seu caráter controlador, domesticador.

 

Programação:

 

MIS

17/05 – 09h às 11h

Aula aberta –  Mulheres no rock: audição de discos de vinil, a ser ministrada pela professora e Dra. Geórgia Cynara (Cinema e Audiovisual UEG). Na sequência, os participantes serão convidados a escolher e tocar os vinis previamente curados, tendo como eixo as mulheres do rock.

17/05  –  14h30 às 16h30

Mesa redonda – Pesquisas fotográficas: diálogos dentro e fora do museu.

Convidadas: Dra. Ana Rita Vidica / UFG; Dra. Déborah Rodrigues Borges PUC/UFG; Ma. Marina Muniz Mendes FAV/UFG Ma. Ana Terra Curado da Rocha Ma. Mariana Capeletti/PUC.

Transmissão: https://youtu.be/9iERHx6i0nA

Local: Sala Multimeios do Museu da Imagem e do Som – Centro Cultural Marietta Telles Machado. Praça Cívica.

A mesa redonda é um encontro entre cinco pesquisadoras que tem como ponto comum a pesquisa com fotografias, que se dão em espaços diversos, dentre eles, o museu: Ana Rita Vidica (UFG), Déborah R. Borges (PUC/UFG), Marina M. Mendes, Ana T. Curado e Marina C Capeletti, da UFG.

Dentro da temática, Ana Rita Vidica irá trazer um pouco da sua trajetória e a relação com o MIS em suas pesquisas. Déborah também apresentará suas experiências de pesquisa a fim de refletir sobre as similaridades e diferenças no trabalho de pesquisa em coleções e espaços de acumulação e exposição de fotografias que não são museológicos. Mariana Capeletti falará sobre a sua atual pesquisa em que utiliza arquivos por ela coletados e as montagens que faz, levando a uma discussão sobre memória, arquivo e museu.

Já Ana Terra Curado da Rocha também se debruça sobre sua atual pesquisa a respeito das doceiras da cidade de Goiás e seus acervos pessoais e o modo como se dá a construção de memórias como ‘museu dos corpos’. Marina Muniz irá tratar sobre a expressão estética e sobrevivência, a partir do trabalho de Ultima Thule, que transita entre poemas e fotografias, fora do espaço museal. O encontro propõe pensar a pesquisa com fotografias que tem como fio condutor os vestígios presentes no espaço do museu, em arquivos, acervos pessoais, a memória e a arte.

 

PALÁCIO CONDE DOS ARCOS – CIDADE DE GOIÁS

17/05 à 22/05 – 08h às 17h

Visita mediada à exposição do Palácio Conde dos Arcos.

20/05 às 15h30

Videocast: A importância dos museus para Goiás como patrimônio mundial.

Palestrante: Pedro Henrique d’Ávila, arquiteto, mestre em Projeto e Cidade Local: Youtube – Secult/Goiás

 

MUSEU ZOROASTRO ARTIAGA

19/05 – às 15h

Videocast: Ressignificando Memórias no Museu Pedro Ludovico. Ma. Bárbara Yanara da Silva. O videocast será disponibilizado nos canais virtuais da Secult, e fala dos processos de desenvolvimento de projetos do MPL que objetivaram a ampliação socio-científica das memórias presentes na instituição.

20/05 –  às 15h

Videocast: O Poder dos Museus. Juliana Oliveira – Museóloga. O videocast será disponibilizado nos canais virtuais da Secult, e irá tratar sobre sobre a importância das unidades museológicas para o comunidade goiana.

 

MUSEU PEDRO LUDOVICO

19/05  –   16h às 18h

Roda de Conversa – “O Poder da Academia nos Museus”, com Júllia Carvalho e João Gonçalves (acadêmicos de Museologia), e Giulliano Ramos, coordenador do Museu Zoroastro Artiaga. Mediação: Museóloga Ma. Bárbara Yanara.

Local: Jardim do Museu Pedro Ludovico.

21/05 – 09h30 às 11h30 

Roda de Conversa  –  “Processos de capacitação e sentidos da experiência museal “, com Julianna Carvalho de Oliveira, museóloga da Gerência de Museus da Secult Goiás. Mediação: Museóloga Bárbara Yanara.

Local: Jardim do Museu Pedro Ludovico.

 

ARQUIVO HISTÓRICO

18/05 – às 14h

 

Palestra com o tema: Patrimônio Histórico e Pesquisas Genealógicas em Goiás.

Palestrante: Murah Rannier Peixoto Vaz, filósofo, teólogo e pesquisador de Genealogia.

 

Com Secretaria de Estado de Cultura

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta