Semana de Museus com entrada franca
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realiza, de hoje ao dia 21, uma programação especial dentro da 20ª Semana Nacional de Museus, com atividades gratuitas, nas unidades de Goiânia e também do interior.
Roda de conversa, mesa redonda, aula aberta, videocast e visita guiada estão no roteiro do Arquivo Histórico Estadual, dos museus da Imagem e do Som (MIS), Pedro Ludovico, Zoroastro Artiaga, e do Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás.
A 20ª Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, em parceria com as instituições museológicas de todo país.
Este ano, o tema da ação é: “O Poder dos Museus”, que referencia a importância de se reconhecer o poder dessas instituições. Se, por um lado, é possível falar no Poder dos Museus e seu caráter emancipador; por outro, é possível também reconhecer os Museus do Poder e seu caráter controlador, domesticador.
Programação:
MIS
17/05 – 09h às 11h
Aula aberta – Mulheres no rock: audição de discos de vinil, a ser ministrada pela professora e Dra. Geórgia Cynara (Cinema e Audiovisual UEG). Na sequência, os participantes serão convidados a escolher e tocar os vinis previamente curados, tendo como eixo as mulheres do rock.
17/05 – 14h30 às 16h30
Mesa redonda – Pesquisas fotográficas: diálogos dentro e fora do museu.
Convidadas: Dra. Ana Rita Vidica / UFG; Dra. Déborah Rodrigues Borges PUC/UFG; Ma. Marina Muniz Mendes FAV/UFG Ma. Ana Terra Curado da Rocha Ma. Mariana Capeletti/PUC.
Transmissão: https://youtu.be/9iERHx6i0nA
Local: Sala Multimeios do Museu da Imagem e do Som – Centro Cultural Marietta Telles Machado. Praça Cívica.
A mesa redonda é um encontro entre cinco pesquisadoras que tem como ponto comum a pesquisa com fotografias, que se dão em espaços diversos, dentre eles, o museu: Ana Rita Vidica (UFG), Déborah R. Borges (PUC/UFG), Marina M. Mendes, Ana T. Curado e Marina C Capeletti, da UFG.
Dentro da temática, Ana Rita Vidica irá trazer um pouco da sua trajetória e a relação com o MIS em suas pesquisas. Déborah também apresentará suas experiências de pesquisa a fim de refletir sobre as similaridades e diferenças no trabalho de pesquisa em coleções e espaços de acumulação e exposição de fotografias que não são museológicos. Mariana Capeletti falará sobre a sua atual pesquisa em que utiliza arquivos por ela coletados e as montagens que faz, levando a uma discussão sobre memória, arquivo e museu.
Já Ana Terra Curado da Rocha também se debruça sobre sua atual pesquisa a respeito das doceiras da cidade de Goiás e seus acervos pessoais e o modo como se dá a construção de memórias como ‘museu dos corpos’. Marina Muniz irá tratar sobre a expressão estética e sobrevivência, a partir do trabalho de Ultima Thule, que transita entre poemas e fotografias, fora do espaço museal. O encontro propõe pensar a pesquisa com fotografias que tem como fio condutor os vestígios presentes no espaço do museu, em arquivos, acervos pessoais, a memória e a arte.
PALÁCIO CONDE DOS ARCOS – CIDADE DE GOIÁS
17/05 à 22/05 – 08h às 17h
Visita mediada à exposição do Palácio Conde dos Arcos.
20/05 às 15h30
Videocast: A importância dos museus para Goiás como patrimônio mundial.
Palestrante: Pedro Henrique d’Ávila, arquiteto, mestre em Projeto e Cidade Local: Youtube – Secult/Goiás
MUSEU ZOROASTRO ARTIAGA
19/05 – às 15h
Videocast: Ressignificando Memórias no Museu Pedro Ludovico. Ma. Bárbara Yanara da Silva. O videocast será disponibilizado nos canais virtuais da Secult, e fala dos processos de desenvolvimento de projetos do MPL que objetivaram a ampliação socio-científica das memórias presentes na instituição.
20/05 – às 15h
Videocast: O Poder dos Museus. Juliana Oliveira – Museóloga. O videocast será disponibilizado nos canais virtuais da Secult, e irá tratar sobre sobre a importância das unidades museológicas para o comunidade goiana.
MUSEU PEDRO LUDOVICO
19/05 – 16h às 18h
Roda de Conversa – “O Poder da Academia nos Museus”, com Júllia Carvalho e João Gonçalves (acadêmicos de Museologia), e Giulliano Ramos, coordenador do Museu Zoroastro Artiaga. Mediação: Museóloga Ma. Bárbara Yanara.
Local: Jardim do Museu Pedro Ludovico.
21/05 – 09h30 às 11h30
Roda de Conversa – “Processos de capacitação e sentidos da experiência museal “, com Julianna Carvalho de Oliveira, museóloga da Gerência de Museus da Secult Goiás. Mediação: Museóloga Bárbara Yanara.
Local: Jardim do Museu Pedro Ludovico.
ARQUIVO HISTÓRICO
18/05 – às 14h
Palestra com o tema: Patrimônio Histórico e Pesquisas Genealógicas em Goiás.
Palestrante: Murah Rannier Peixoto Vaz, filósofo, teólogo e pesquisador de Genealogia.
Com Secretaria de Estado de Cultura
–