Sol em câncer: hora de celebrar a luz
Paula Bueno — Hoje às 23h43, horário de Brasília, e 2h43 do sábado em Portugal, o sol entra no signo de câncer, marcando o início do solstício de inverno no hemisfério sul e de verão no hemisfério norte. Este evento foi comemorado pelos nossos ancestrais por milhares de anos; uma celebração à luz que vence as trevas.
A inclinação do eixo da terra nesta época do ano se volta para o trópico de câncer e cidades e países situados ao norte no círculo polar ártico com latitudes próximas a 23.5’, como Tromso, na Noruega, e outras cidades na Finlândia, Alaska e Groenlândia, terão 24 horas de sol, enquanto outros países terão o dia e ou noite mais longas do ano.
Vários monumentos como Stonehenge, na Inglaterra, e outros em várias partes do mundo foram construídos alinhados com o nascer do sol no solstício e celebrações realizadas até hoje por diversos povos e religiões acontecem nessa época, como as festas de São João e São Pedro, que tem o fogo como foco central representando luz.
Hoje haverá no céu uma convergência extremamente favorável com a entrada da luz em touro segundos antes da entrada do sol em câncer, que encontrará vênus em seu domicílio touro e marte em virgem, todos no elemento terra.
É momento de renovar esperanças, de agradecer e festejar a oportunidade de estar neste planeta que tem riqueza e diversidade de animais, plantas, paisagens e geografias extraordinários, que traz um legado ancestral de lutas, conquistas e vitórias espetaculares diante das enormes dificuldades enfrentadas por nossos antepassados. Hora de refletir sobre a força que temos como espécie que chegou ao topo da evolução no planeta e tem no amor a maior potência propulsora de transformação e realização.
Marque @ quem gostaria de saber.