quinta-feira, 18 de julho de 2024

Tem coisa melhor do que acordar e devorar barra de chocolate na cama?

 

Marcio Fernandes – Hoje eu acordei só solidão! Me lembrei da barra de chocolate inadvertidamente deixada no compartimento das coisas esquecidas ou que não podem ser perdidas da minha mochila. As medalhas estão lá! Chocolate suado, usado, abusado, de segunda-mão! Chocolate com valor de cigarro de penitenciária! Chocolate com nozes! Aquele que dá sensação quebra-dente na mordida!

 

 

Chocolate de leite, puro, doce até a tampa, sem essa bobagem de 60% de cacau! Amargo basta o dia em que acordo sem o meu irmão e tenho de ouvir Goodbey Yellow Brick Road para terminar o domingo! Na verdade, Naná, todo dia faço limonada deste limão! A fila anda nem que for em direção da Polônia!

 

 

Hoje entrei numas de fazer coisas da infância! Tem coisa melhor do que mergulhar o pão na chávena de chá de canela? Na casa da minha avó Joanita tinha pé de canela e ela era uma biscoiteira sensacional. Tudo feito em forno de fogão caipira. Todo sábado meu avô e um pessoal conspiravam contra o regime militar. Depois eu fiquei sabendo que era uma célula do Partido Comunista Brasileiro. Meu avô falava que viria um tal Cavaleiro da Esperança com quem ele se correspondia por cartas. O Luiz Carlos Prestes nunca apareceu em casa!

 

 

Eu também conspirava contra a ditadura, mas não no sábado! Sábado, em casa, meu pai comprava comida na Churrascaria Vera Cruz! Não era dia de protesto! Eu conspirava nas aulas de álgebra contra a ditadura do Paraguai desenhando o Geisel de farda! Caraca! Era puto da vida do general Stroessner estar sempre em impecável uniforme com dragonas, cheio de medalhas, e o Geisel em modestos ternos opacos!

 

Eu vou antecipar a positivação do pessoal ao enviar positivo grande ao professor Pedro Wilson! E a nossa entrevista, professor? Só consegui terminar a faculdade de jornalismo porque você maneirou na sistemática de frequência ao saber que eu estava sendo perseguido no Fisco! Depois, nos conhecemos desde 1978 quando você era presidente do Comitê Goiano de Anistia! Bons tempos, hein Pedro! Sou seu fã! Vamos trabalhar a entrevista, uai!

 

 

Estou precisando fazer a barba! Quero chegar em Auschiwitz-Birkenau de cara limpa! Ontem comprei o resto do equipamento de trekking que me faltava. Estou de novo com sensação estranha de que esta viagem vai acabar em forno crematório e a Heloísa perderá o afilhado que nunca teve. Eu devia ter deixado você me batizar em Compostela. Nestas horas bate alguma coisa de Augusto dos Anjos. Tem dias que estou com o pote de parnasianismo cheio até a tampa! Obrigadão, Tio Aloysio! Na volta vou ficar na sua casa em Brasília e depois descolo ônibus para casa! E para de pegar no meu pé!

 

 

Hoje eu passei boas três horas explorando exposição 1900 no Leopold Museum! Estamos falando dos artistas que romperam com a estética convencional e promoveram a Secessão de Viena, movimento que deu berço ao conceito de arte moderna liderado por Gustav Klimt. Eu tenho muito do anarquismo de Egon Schiele e o bicho vai pegar agora que ganhei Carta de Alforria!

 

 

Na saída do museu dei de cara um pessoal do Kosovo em protesto contra mais uma agressão bélica da Sérvia. O último país a se constituir depois da desintegração da ex-Iuguslávia, o Kosovo é uma nação indefesa que sofreu um genocídio promovido pelos sérvios nos Anos 1990. Os kosovares vivem em permanente pesadelo e tolamente esperam Godot de uma União Europeia que nunca comparece para protegê-los! Dei meu apoio integral ao pessoal e recebi de Driton, um cara super gente fina, convite para visitar Pristina com honras jornalísticas! Em tempo, não paguei entrada no museu, pois tenho boca franca na Áustria por ser filiado à Federação Internacional de Jornalistas! Sorry periferia! Em tempo, de novo! Alguém por aí sabe onde está minha pasta dental?

 

 

Antes de ir embora preciso destacar o perfume do vinho branco da Áustria. Não sou muito de vinho branco, mas me rendi aos encantos desta bebida maravilhosa! Também fez toda diferença certo käsekuchen, bolo tradicional da cidade que deu origem ao cheesecake. Filha, obrigado pela dica, você é muito amorosa e me conhece como ninguém! Guardei um pedaço para ti!

 

Hoje a positividade continua no sistema nacional-internacional!

 

Meu Médico Particular cismou que precisa comprar um Porsche! Aqui vai um super positivo! Cara, nunca andei em carrão desses e você vai me levar para dar uma volta por Goiânia! Já sei até a camisa que usarei na ocasião!  Como é bom ter amigo de bem com a vida!

 

Quero mandar um positivo para Dona Linda do restaurante persa! Foi o melhor carneiro com arroz que comi na vida! Como a senhora foi generosa comigo! Espetáculo!

 

Preciso enviar um positivo para Maurizio Sponga! Cara, vamos, por favor, escalar o Dolomite este ano! Estou inteiro e vou conseguir fazer a Alta Via 1!

 

O próximo positivo é para a Sueli Arantes! Definitivamente, você é a melhor colunista de política do Brasil! Queria saber escrever como você!

 

O positivo final vai para o sol. Em Viena você esteve todos dias comigo e isto leva o astral às alturas! Como aqui é muito frio, o calor, ao contrário do Brasil, traz felicidade!

 

 

Texto e fotografias Marcio Fernandes!

 

A música de hoje é I Can’t Dance do Genesis! Phil Collins você canta muito e toca uma bateria que faz a gente se sentir totally dare! Abraços meu chapa!

Avatar

Este post foi escrito por: Marcio Fernandes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

6 comentários em "Tem coisa melhor do que acordar e devorar barra de chocolate na cama?"

Deixe uma resposta