quinta-feira, 18 de julho de 2024

Temos a nossa Casa Rosada

Inaugurada em 1939, a sede do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), localizada na Praça Cívica, passou por revitalização. Teve a iluminação e o revestimento dos vidros de insulfilm trocados e pintura voltou a ter a cor inaugural rosa, motivo pelo qual o edifício passa a ser chamado de “Casa Rosada de Goiânia”.

O prédio conta também com uma cafeteria. A reforma é resultado de parceria entre o Governo de Goiás e a Cooperativa de Crédito Sicoob UniCentro, que investiu R$ 2,5 milhões na edificação histórica, com as obras iniciadas em outubro de 2021.

O IHGG foi fundado em 7 de outubro de 1932, no Palácio da Instrução, na cidade de Goiás, edifício que foi restaurado em 2021 pelo governo estadual. Pelo contrato de cinco anos, renovável, a instituição instalará na antiga sede uma agência cultural, mantidas na edificação as salas Colemar Natal e Silva e Jarbas Jayme, com respectivos acervos. A contrapartida será o recebimento, pelo IHGG, de aluguel mensal, a ser utilizado para custear os gastos da instituição.

Para o presidente do Instituto, Jales Mendonça, “Nada representa mais o espírito de um povo do que a sua cultura”. Ele frisou que parcerias como a que possibilitou a restauração demonstram a valorização da cultura goiana.

 

Foto: André Saddi e Léo Iran

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta