sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Um passeio pelos fantásticos mercados de Nova York

 

Nada para se enfronhar melhor no cosmopolitismo de Nova York do que visitar seus muitos mercados. Spots onde se encontra gastronomia qualificada de todo o mundo – é muita diversidade em ambientes temáticos e convidativos aos olhos, olfato e paladar. Separei cinco deles que considero os mais icônicos da cidade.

 

Chelsea Market – Uma das preciosas atrações da região do Chelsea, o charmoso mercado foi inaugurado em 1997 onde funcionava a antiga fábrica da Nabisco, local em que a bolacha Oreo foi inventada e produzida. No andar térreo do prédio estão alojadas 59 lojas de produtos tailandeses, mexicanos, vietnamitas, restaurantes, lanchonetes e padarias em ambiente charmoso com decoração que mistura detalhes rústicos e modernos. Ah, tem também lojas de roupas, bebidas e chás, quiosque de especiarias, livraria, supermercado e até um mercado de pulgas. Acima ficam as sedes de grandes empresas de tecnologia. Funciona de segunda a sábado, das 7 às 22 horas e domingo das 8 às 20 horas, no 75 9th Ave.

 

Le District – É um pedaço da França na Big Apple. Ele possui várias estações com a requintada gastronomia francesa e serviço de ótima qualidade. Os apaixonados por cozinha também encontram todas as espécies de utensílios de grifes francesas. É dividido em três praças: Market, Garden e Cafe e abriga três maravilhosos restaurantes. Funciona todos os dias, das 11 às 23 horas, dentro do Brookfield Place, em Lower Manhattan, 200 Vesey St, NY 10281.

 

 

Little Spain – Endereço certo para apreciadores da comida mediterrânea. Apesar de pequeno, como já diz o nome, o mercado espanhol reúne uma variedade gastronômica de todas as regiões da Espanha, incluindo os vinhos, é claro. Atenção para as estações de tapas, os maravilhosos petiscos individuais. Mas a vedete do lugar é a paella, nas versões valenciana e vegetariana, sem desdenhar do pulpo à la galega. Possui três restaurantes que contemplam a rica gastronomia do país: Leña, Mar e Spanish Diner. E tem também quiosque de churros para o café da manhã. O Little Spain fica aberto todos os dias, das 7 às 23 horas. 10 Hudson Yards, Nova York, NY 10001.

 

 

Eataly – Ah, o italiano é unanimidade. São duas unidades. O da região do Flatiron, em frente Madison Square Park, foi inaugurado em agosto de 2010, e é um dos lugares preferidos dos turistas brasileiros. É paraíso de compras qualificadas e experiências gastronômicas. Tem lanchonete, restaurantes (de pastas, carnes, frutos do mar, pizzas etc), loja de utensílios de cozinha, livros de receitas, café, cervejas especiais, vinhos, carnes, massas, queijos, azeites e tudo o de que melhor a Itália produz. Não deixe de visitar a Birreria no rooftop. Funcionamento de segunda a domingo das 9 às 23 horas. Os restaurantes têm horários diferentes. 200 5th Ave.

A outra unidade fica em Downtown, com uma estupenda vista para o Museu e Memorial do 11 de Setembro, no terceiro andar do World Trade Center Tower 4, 101 Liberty Street. Também de segunda a domingo, das 9 às 23 horas. Os restaurantes têm horários diferenciados.

 

Time Out Market – Fundado em 2019 em NYC, o mercado tem curadoria gastronômica da famosa revista homônima, mas foi criado em Lisboa, em 2014 e hoje tem unidades em várias partes do mundo. São restaurantes selecionados de comidas variadas. A cereja do bolo está no 5º andar: um rooftop com mais restaurantes e uma vista definitiva da ilha de Manhattan. Funciona de domingo a quinta, das 8 às 23 horas. Às sextas e sábados, das 8 até meia-noite. Está localizado num antigo edifício no Brooklyn, o Empire Stores , na Water Street.

Este post foi escrito por: Carmen Lucia

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta