quinta-feira, 18 de julho de 2024

Utrecht, inacreditavelmente linda

 

Se você for a Amsterdam, Holanda, reserve pelo menos um dia na agenda para conhecer Utrecht, certamente uma das cidades mais lindas do planeta. Fica apenas a 40 minutos de trem. Não há nada de muitos exemplos de monumental arquitetura por lá. Ao contrário, ela é virtuosa justamente pelo desenho perfeito da simplicidade estética. O povo é super descolado e há alguma coisa de Vinícius de Moraes nas mulheres absolutamente loiras que passam de bicicleta, cheias de graça e feminilidade natural.

 

 

Utrech remonta o primeiro século da Era Cristã, ocasião em foi assentamento avançado do Império Ronano. A cidade medieval foi construída em torno da esplendorosa Catedral de São Martinho, em estilo gótico, cuja torre de 112,5 metros de altura é a maior e mais importante referência arquitetônica da cidade. Inicialmente católica, desde 1580 se converteu em templo protestante.

 

 

Como é típico da geografia holandesa, o perímetro urbano de Utrecht é delimitado por canal em formato quase que de um trapézio. No centro histórico, o chamado Canal Antigo é rebaixado em relação às ruas e abriga inúmeros bares, cafés e restaurantes em ambiente de muita descontração. A cidade possui em torno de 361 mil habitantes, é equipada de excelentes museus e possui um modelo único de hospedagem chamado semiprivado. Trata-se de hostel bastante sofisticado, adaptado em antiga igreja, com camas em formato de cápsula a custo baixo para o padrão da Holanda.

 

 

Quarta maior cidade holandesa, Utrecht é importante centro universitário com destaque para Ciências Médicas, Inteligência Artificial, Pesquisa Biomolecular e História, entre muitas outras áreas. Aliás, a produção de conhecimento é algo natural da cultura do país e eles tratam o setor com extrema competência e funcionalidade. Cada vez mais, executam trabalho conjunto das universidades com a iniciativa privada, com a finalidade de encontrar soluções sustentáveis tendo em vista os desafios do aquecimento global.

 

Marcio Fernandes é jornalista

Fotos: Marcio Fernandes

Avatar

Este post foi escrito por: Marcio Fernandes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

4 comentários em "Utrecht, inacreditavelmente linda"

Deixe uma resposta