quinta-feira, 18 de julho de 2024

Vem aí mais um festival Chapada Week

 

Unir o ecoturismo ao turismo holístico é uma das propostas para quem vai à Chapada dos Veadeiros, no Estado de Goiás. Uma das sete chapadas brasileiras, o local é o destino ideal para quem busca contato com a natureza, boa gastronomia, cultura, bem-estar, além de curiosidades que rondam o lugar e seus oito municípios.

 

Entre os dias 8 e 19 de março, mais de 70 estabelecimentos de cinco destes municípios – São João d’ Aliança, Alto Paraíso de Goiás e Vila de São Jorge, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante – vão receber um dos maiores festivais de descontos da região, o Chapada Week. A iniciativa reúne estabelecimentos que oferecem descontos de 10% a 50% em hospedagens, passeios turísticos, ingressos para atrativos como cachoeiras e trilhas, restaurantes, terapias, lojas de souvenir e outros serviços.

 

 

“A segunda edição do Chapada Week 2023 é mais uma maneira de colocar o evento no calendário do turismo nacional e dar mais visibilidade a um destino tão procurado até mesmo internacionalmente, diz Andrea Manzan, presidente da Associação Veadeiros, organizadora oficial do evento.

 

A Chapada dos Veadeiros está localizada na região Centro-Oeste, no nordeste do Estado de Goiás, distante 230 km de Brasília (DF) e a 430 km de Goiânia (GO). A região de cerrado é um destino turístico para quem busca saúde e bem-estar, seja ao contemplar paisagens paradisíacas, vivendo dias de descanso ou se aventurando por trilhas. Lá se encontram mais de 2 mil opções de cachoeiras que podem chegar a 180m de queda d’água, piscinas naturais e águas termais.

 


Natureza

Cachoeiras, piscinas naturais, riachos, matas de cerrado e rochas formadas há mais de 600 milhões anos atraem milhares de turistas anualmente. De natureza rica e um berço de águas, Alto Paraíso de Goiás, por exemplo, já catalogou cerca de 120 cachoeiras de diversos tamanhos e com poços dos mais variados tipos. O município preserva o famoso Vale da Lua, com suas formações rochosas esculpidas pelo rio São Miguel que ganham aspecto “lunar” e uma nova paisagem a cada visita devido à passagem das águas.

 

Já a mais alta cachoeira do Estado de Goiás fica bem no portal da Chapada dos Veadeiros, em São João d’Aliança. Com 187 metros de queda livre, a Cachoeira do Label impressiona todos os visitantes. Um verdadeiro santuário ecológico totalmente preservado.
Gastronomia — A Chapada dos Veadeiros oferece bons restaurantes para todos os bolsos e gostos. Após apreciar a natureza, é possível encontrar desde opções com cardápios regionais e sabores típicos até cozinhas internacionais. Há desde restaurantes self-service, comida caseira, pizzas, massas, risotos e hambúrgueres até restaurantes mais sofisticados com pratos vegetarianos e veganos.

 

 

Destino holístico — O turismo holístico também atrai milhares de visitantes. Além de toda a energia que circunda a região, quem busca experiências espirituais encontra na Chapada dos Veadeiros o local perfeito. É um ponto conhecido por ser um centro de concentração de energia enigmática transmitida por uma enorme pedra de cristal de quartzo, cortada pelo Paralelo 14 – o mesmo que corta a cidade perdida de Machu Picchu. Há quem diga que há um túnel que conecta a Chapada dos Veadeiros, especialmente a região de Alto Paraíso de Goiás, à cidade peruana. Tudo isso ainda fez a região ser famosa entre os ufólogos, com muitos relatos de avistamentos de OVNIs.

 

Rota de bem-estar — Para quem busca bem-estar físico e mental, a Chapada é o destino ideal. Há diversas opções de meditação, massagens relaxantes, yoga e terapias que podem entrar no roteiro da viagem. Para este público, o Chapada Week 2023 conta com o apoio da Associação de Terapeutas de Alto Paraíso (ATAP), com cerca de 18 terapeutas. Serão oferecidos descontos de 20% em sessões de alinhamento de chakras, reiki, cone chinês, florais, leitura de tarô e muitas outras opções.

 

Curiosidades sobre a Chapada

 

Patrimônio brasileiro. A Chapada dos Veadeiros (GO) teve o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Recentemente, o Parque Nacional ganhou mais uma opção de acesso. A travessia conhecida como São Jorge — Capela tem 25km e liga São Jorge à comunidade Capela, passando pela Serra de Santana e parte de uma trilha histórica, com duração de cerca de 9 horas.

 

A trilha também é o primeiro acesso oficial ao parque nacional por Cavalcante (GO), outro destino com vários atrativos na região. É possível acampar durante o trajeto, com valores sob consulta. Recomenda-se a contratação de um guia local para percorrer o trajeto.

 

Mundo sem fim. Segundo o Calendário Maia, previa-se que o fim do mundo estava datado para 21 de dezembro de 2012. Isso fez com que a região ficasse conhecida como o lugar que não seria atingido por catástrofes geográficas e até esotéricas. A informação fez com que o local ganhasse maior visibilidade, aumentasse a população e houvesse alta na compra de lotes e propriedades. Após a data sem grandes eventos, o destino manteve-se como destino de turismo místico, esotérico e, por sua natureza, ecológico.

 

Bioma rico. A Chapada dos Veadeiros está dentro do cerrado brasileiro, ou “Savana brasileira”. Estima-se que a região do cerrado existe há mais de 65 bilhões de anos e ocupa 23,9% do território nacional. Apenas no Parque Nacional, são mais de dez mil espécies de plantas, sendo 5 mil delas exclusivas do local, mais de 2 mil cachoeiras e quedas d’água, além de trilhas, oportunidades de esportes aquáticos, de aventura e de natureza.

 

Preservação. O destino busca ser uma referência em ecoturismo e consciência ambiental. Na Chapada dos Veadeiros, a preservação também depende do visitante. Por isso, segue-se o lema: “Da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de saudades”. A região também é um espaço de estudos e pesquisas científicas e luta para manter sua estrutura a fim de perpetuar para mais e mais gerações.

 

 

Serviço:
Chapada Week 2023

08 a 19 de março de 2023

Telefone: (61) 98573-6449

 

Com Daniela Flöter

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta