sexta-feira, 17 de maio de 2024

Vert, a cor da moda sustentável

 

Cantora, compositora, ex-integrante do Grupo Kaoma Lambada e estilista franco-brasileira atuante em moda de re-designer (moda sustentável), Monica Nogueira vai lançar, em Goiânia, em parceria com a designer de joias Magda Santos, a coleção de roupas e joias denominada Vert (em francês verde). As peças têm inspiração nas cores, luz e vida da Mata Amazônica e do Cerrado Brasileiro, representados não apenas em sua exuberância e beleza, mas principalmente na conscientização para uma nova vertente da moda sustentável.

 

Trata-se de um projeto que tem sido planejado por longos anos e a amizade entre as duas profissionais é a base que forma a estrutura dessa parceria. Trazer a moda parisiense para a Goiânia e levar a arte goiana para Paris é um dos objetivos dessa parceria, além de acender a luz da consciência humana para os caminhos da moda sustentável e uso das biojoias.

 

 

Com um tema tão brasileiro quanto a preservação da natureza, esse desfile de lançamento não poderia deixar de levantar questões como a sustentabilidade, preservação, comunidades produtoras, reaproveitamento, como mecanismo de reflexão e transformação. Abordando também o consumismo, poluição têxtil, desmatamento, queimadas e outros tantos assuntos que ferem nossa exuberante vegetação.

 

O desfile de lançamento será aberto ao público no mês de agosto, no Teatro Escola Basileu França. O evento vai contar com a participação da Quasar Cia de Dança. O intuito do desfile é conscientizar as pessoas para um novo estilo de vida, mais consciente e mais preservativo. Uma nova mentalidade sobre a moda e o consumismo é o que a estilista Monica Nogueira e a designer Magda Santos querem propagar. Exemplo disso é que o passe para entrada do público no evento deverá ser a entrega de uma peça de roupa usada que será redesenha e produzida pela estilista e vendida em leilão beneficente futuro.

 

Magda Santos: designer e ourives goiana, com mais de 40 anos de profissão. O design de Magda em suas joias é reconhecido por seu trabalho peculiar de representatividade nos ícones do cerrado, representar os itens da fauna e flora brasileira sempre foi um dos seus pontos fortes em joias. Várias coleções foram lançadas inspiradas no cerrado brasileiro, inclusive uma especial lançada na Itália, em 2018, com a criação de 12 peças exclusivas para Feira de Vicenza. Em parceria com sua irmã, Meire Santos, que é designer de moda residente em Portugal, estão preparando uma coleção de joias sustentáveis.

 

 

Monica Nogueira: atualmente é estilista em Paris. Atua na concepção, adesão e conscientização do consumismo consciente e moda sustentável, realiza palestras e cursos sobre upcycling. Artista nata, sempre traz inovação aos seus projetos, mixando arte e moda. A goiana saiu do Brasil no ano de 1985 em busca do sonho de ter uma carreira artística internacional, gravou vários singles para as compilações do Hotel  Costes, Buddha Bar entre outros. De 2017 a 2020 participou de todos os bastidores da Chanel, de Jean Paul Gauthier e de Zuhair Murad. Além de estar presente nas feiras de moda Who´s Next Paris.

 

À medida que foi se especializando e dedicando ao mundo da moda, em escolas conceituadas em Paris (Atelier ModeFleuriDelaporte, Formamod et Greta) foi percebendo que poderia contribuir com o conceito de moda upcycling para o mundo.

 

Monica Nogueira é especialista em upcyncling, que é a construção de uma nova peça de roupa utilizada com os itens (tecidos e aviamentos) da roupa anterior. Um conceito que valida a campanha de sustentabilidade das marcas e o conceito de “guarda-roupa capsula” utilizado na criação da coleção, evitando assim o consumismo desenfreado.

 

Com Monica Nogueira

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta