sábado, 18 de maio de 2024

Vida nova ao Art Déco da Praça Cívica

 

Os prédios do Centro Cultural Marietta Telles Machado e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), na Praça Cívica, que abrangem o acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia, receberão novas pinturas nas fachadas externas. As obras começaram nesta terça-feira (25/07), com investimento do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), no valor de R$ 3,5 milhões.

 

Os serviços iniciam pelos edifícios do Centro Cultural Marietta Telles Machado e da Seds, com previsão de término em seis meses. O cronograma também inclui a reforma do Palácio das Esmeraldas, que está em processo licitatório, com início das obras previsto para o segundo semestre deste ano. Por fim, o prédio principal da antiga Procuradoria-Geral do Estado (PGE), e a restauração completa do Museu Zoroastro Artiaga, que estão no calendário para o primeiro semestre de 2024.

 

Segundo a superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult, Bruna Arruda, as unidades ganharão novas cores, sendo que os tons foram escolhidos a partir de um estudo cromático realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os trabalhos nos prédios abrangem também reparos nas rachaduras, marquises e pingadeiras.

 

A conservação dos bens culturais atende às determinações constitucionais que estabelecem as bases da política da gestão da preservação do patrimônio cultural goiano. “E esse é um dos compromissos do Governo de Goiás, que prioriza e investe na conservação e valorização dos bens culturais do Estado. Nosso objetivo é dar vida a esse espaço”, ressalta a secretária da Cultura, Yara Nunes.

 

Com: Secult

Fotos: Secult

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta