quinta-feira, 20 de março de 2025

Vinhos ideais para o cardápio festivo do fim de ano



Para valorizar o cardápio das ceias de Natal e de Ano Novo, nada melhor do que harmonizar os itens do tradicional cardápio com os vinhos certos, que sejam versáteis e aconcheguem o paladar dos comensais. Quem dá as dicas é José Hilton, sommelier da rede de restaurantes Pobre Juan.

 

Para começar, uma boa tábua de frios e queijos, castanhas e entradas, acompanhadas de um espumante é uma excelente opção. O sommelier indica o espanhol Cava Dom Roman Brut. “Uma outra opção interessante são os rosés, como o Dona Constanza Malabaila Rosato, ou um rosé de Nebbiolo produzido em Langhe Piemonte, na Itália”, indica José Hilton.

 

Se o cardápio inclui massas, deve-se pensar no recheio e no molho na hora de escolher os vinhos. Molhos à base de queijos ou molho branco vão bem com Chardonnay. A sugestão do sommelier é o Denie de Wet Chardonnay, da África do Sul, que garante ser uma ótima opção. “Já para molhos mais encorpados, como o molho de tomate, vale pensar em um Pinot Noir, a exemplo do Mevi Reserva de Família, da região de Mendoza, Argentina”, aconselha.

 

No caso de servir aves ou carne de porco, ele indica um vinho branco fresco ou um tinto leve e aromático. “Minha sugestão é o Staphyle Cabernet Franc, também da região de Mendoza”, destaca José Hilton. Se optar por uma marinada de cordeiro ou uma carne assada, aposte no Aurore de Dauzac Margaux, de Bordeaux, França.

 

Para acompanhar o tradicional panetone de Natal, o ideal é servir um moscatel ou um demi-sec. Duas sugestões de rótulos brasileiros são o Vallontano Moscatel e o Casa Valduga Demi-Sec, ambos produzidos no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

Com: Palavra Comunicação
Foto: Laís Moura

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta